FIES - FOLHAS AO VENTO
- julio-cesar-braga
- 18 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Nesta atividade trabalhamos com elementos da natureza. Ficamos incumbidos de trazer uma folha de livre escolha, e apresentássemos dados da mesma, como: origem, funcionamento, utilidade entre outros.
A planta que escolhi foi a conhecida regionalmente como maliça: Corruptela de malícia) Planta que se fecha ao ser tocada. Sensitiva, a um leve estímulo, como um toque, ela se fecha. Também como dormideira ou sensitiva.
Sempre achei bem curioso o fato dessas plantinhas apresentarem tal reação ao serem tocadas, porém nunca parei para conhecer suas causa. Esse trabalho constituiu-se uma oportunidade ímpar.
Por que as plantas sensitivas se fecham ao serem tocadas?
O fechamento das folhas é uma defesa natural em reação a qualquer tipo de toque, percebido pela planta como um ataque em potencial. "Se um predador encostar nessas folhas, ele se afastará quando elas se fecharem", afirma a bióloga Sônia Perez, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Na base de cada folhinha, existem células capazes de perder água com grande rapidez. Isso acontece quando a planta recebe um estímulo externo - o toque, por exemplo. Nesse caso, dois elementos químicos presentes em seu organismo - potássio e cálcio - direcionam a água para um espaço entre as células. Isso faz com que elas murchem, encolhendo as folhas. "Se cada folha fosse um braço, essas células da base fariam o papel do cotovelo, que muda a folha de posição conforme o estímulo", diz Sônia”.
“O curioso é que quanto mais forte o toque, maior é o número de folhas que se fecham. Mas o efeito é temporário: depois de um tempo sem ser tocada, a planta restabelece o equilíbrio de água em seu interior e as folhas voltam a abrir”.
Retirado de: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-plantas-sensitivas-se-fecham-ao-serem-tocadas
Mais informações em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Dormideira
Logo apos apresentação da pesquisa, desenhamos nossa folha, que ficou exposta na sala de aula. Ainda com o mesmo tema assistimos alguns vídeos com evoluções naturais maravilhosas, que provam que a vida ao nosso redor.
Para fechar com chave de ouro, fomos desafiados a criar uma coreografia baseados no que já tínhamos visto no que concerne aos movimentos da natureza como um todo.
Com isso atestamos o valor do nosso ecossistema, e que é preciso exercitar a sensibilidade para preservarmos algo que é uma dádiva. É imprescindível que o homem aprenda a viver em harmonia com a natureza. Porque não só os benefícios nos devem interessar mais a preservação das espécies e de nossa subsistência. Isso nos remete também aos outros componentes curriculares como Língua território e sociedade, onde aprendemos o significado e valor do nosso lugar, sendo assim entende-se não ser possível cuidar da nossa terra sem cuidar das plantas que a enriquece. Cuidar do nosso território vai muito além do que demarcá-lo. Hoje consigo olhar de forma diferente ao verde, tão lindo, que me cerca. Espero que os elementos nesse simplório relato possa ajuda-lo, querido leitor, a perceber que verde é vida, e toda a vida deve ser preservada.
17 Leis ambientas
Comments