REFLEXÃO ANÍSIO TEIXEIRA
- julio-cesar-braga
- 8 de dez. de 2014
- 1 min de leitura
Refletindo sobre o texto de Anísio Teixeira Uma Perspectiva da Educação Superior no Brasil* percebemos temáticas atuais no que concerne a universidade como um todo.
Refletindo sobre a universidade no Brasil, percebemos que historicamente o ensino superior esteve marginalizado da sociedade haja visto as poderosas barreiras erguidas, entre outras coisas, pela tradicionalidade educacional. A formação era puramente voltada a necessidade mercadológica. Formação disciplinar, de profissionais aptos a uma função específica.

Um enfoque importante de Anísio e com relação a metodologia utilizada pelo Brasil anteriormente ao século XIX, (onde só então se implantaria a universidade de pesquisa). O método era voltado ao método europeu, onde a identidade brasileira tão rica era desconsiderada.
Anísio também sugere que a educação básica seja reforçada e certa forma para que esse discente chegue a universidade com subsídios para melhor absorção dos conhecimentos interdisciplinares.
Interdisciplinaridade essa que sofreu resistência tanto antes como também agora. Porém nota-se cada vez mais a necessidade da formação de indivíduos capazes de se comunicar com as várias áreas do conhecimento, voltado a humanização de suas funções e com amplitude de pensamento e senso crítico sem preconceitos. A isso atribuímos a atualidade do texto de Anísio.
Comments