EXPERIÊNCIA DAS SOMBRAS.
- julio-cesar-braga
- 12 de dez. de 2014
- 1 min de leitura
Exercício das sombras

Um dos exercícios mais expressivos e profundos do quadrimestre.
O exercício das sombras levou-nos a refletir sobre a sombra dentro de nos. A parte escura que muitas vezes ignoramos, reprimimos, rejeitamos.
Quanto a escuridão, necessário é despir-se mais uma vez do senso comum e preconceitos ao observarmos.. Porquanto nossa parte obscura não necessariamente é ruim, pode ser apenas algo que não aceitamos, ou não queremos que outras pessoas saibam.
Esse exercício trouxe à luz a dualidade que há em cada ser humano. Indivíduos dotados da capacidade de serrem bons e maus. Sendo fator preponderante sua livre escolha, seu livre arbítrio.
É importante valorizar essa dualidade, pois são interdependentes.
“ Como entenderíamos o quente, se não existisse o frio, o dia sem a noite, o valor da bondade sem conhecer o lado sombrio da ausência do bem ( o mal). Esses opostos nos dão a liberdade e a oportunidade de reconhecermos o caminho que devemos percorrer, o caminho da luz e amor”.
(http://www.opoderdoser.com/2013/12/reflexao-luz-e-sombra-em-nossas-vidas.html)
Entendemos que tanto a luz quanto a escuridão dentro de nós diz quem somos. Por mais que ignoremos, seja por comodismo, aceitação, ou a correria do dia-a-dia, a sombra sempre vai estar lá. Talvez entender o que está oculto seja o caminho mais seguro para nos entendermos enquanto seres humanos, bem resolvidos quanto a sua existência, sua personalidade e seu papel como indivíduo.
Segue o resultado do nosso trabalho. Quando liberamos nossas sobras...
















Comentários